sábado, 4 de setembro de 2010

Retrato Sentimental de Marcílio Ambrósio

Para Oswald de Andrade


01 COGUMELOS
Aqueles alucinógenos que florescem nas florestas do alto Solimões. Uma vez na aldeia indígena, como tentativa de aproximação e ganhar a confiança do pajé, me pus a preparar um estrogonofe saboroso. Nesta iguaria a receita pede uma porção de cogumelos. Imaginem que mesmo depois de cinco anos ainda tenho certos efeitos retardados. BZZZZZ!
02 PATAS DE ELEFANTE
São delicadas e as unhas são fortes. Deve ser uma verdadeira peregrinação para encontrar sapatos de salto- agulha para as senhoritas paquidermes demonstrarem toda a desenvoltura e graciosidade na gafieira.
03 ASTROLOGIA OU ASTRONOMIA
Prefiro não pensar em possibilidades de um futuro kubrickiano. Além do mais não faz o meu gênero escolher o que vou vestir hoje. Não me interessa e o meu passado prefiro fingir que faz parte da vida de outro sujeito que eu não reconheço.
04 FILME INDISPENSÁVEL
Terra em Transa. As performances acrobáticas daquela dançarina vietnamita albina é de deixar o mais conceituado artista circense desempregado. O coito tântrico em cima do capu do fusca demonstra bem a qualidade desta película cinematográfica. Enredo impecável, verdadeira obra-prima do chamado cinema tipo B. Eu recomendo.
05 HECATOMBE
Quando escondem meu maço de cigarros peruanos. Estão pensando que é fácil comprar tabaco de boa qualidade depois da meia-noite e não ser assaltado nesta cidade.
06 ZENÃO DE ELÉIA
Um péssimo apostador. Está à beira da falência, precisou se desfazer de vários imóveis para saldar os débitos adquiridos na jogatina. Não cansa de creditar todas as sua parcas economias na tartaruga. Este cágado lerdo nunca vencerá uma corrida.
07 CARACAS
Caracas, mano!
08 CACHAÇA
Só cowboy.
09 ÉSQUILO
Sempre o vejo nas nogueiras caçando nozes. Nas horas vagas, depois do expediente, junta seus parceiros e iniciam a encenação de tragédias gregas. Um espetáculo maravilhoso para os esquilos do quintal.
10 PROFUNDIDADE
É o firmamento sob os seus pés, quando você “planta bananeira”.
11 PODER
Poder é poder ir ao banheiro sem precisar usar remédios ou enfrentar uma cirurgia plástica no esfíncter.
12 BAGDÁ
Ótimo lugar para passar férias ou levar algum desafeto dar um passeio sem compromisso. Me disseram que depois da saída dos norte-americanos, até o ar ficou mais puro.
13 LIBERDADE
A liberdade plena em todos os sentidos-não me venha com discursos esquerdistas- na minha ótica estrábica é comprar pelo módico preço de cinco dólares um cafezinho expresso em plena selva boliviana.
14 LIVRO DE CABECEIRA
O Caçador de Papagaios. Sim, porque a molecada do bairro chama de papagaio este brinquedo aéreo. Só não me pergunte qual a razão.
15 MULHERES
Todas aquelas que fazem xixi de cócoras.
16 TÚNEL DO TEMPO
Se eu pudesse regredir ao passado optaria por ter entrado naquela esquina à direita e evitar esse maldito engarrafamento em plena hora do rush.

Um comentário:

Márcio Santana disse...

reflexões á base de cogumelos? seria interessante. este mundo acrobático e louco. seres em fragmentações. um albino circense.... essa é muito boa.